02 março 2016

Cronograma Capilar ❣

      Bom dia liindonas! Hoje vou falar pra vocês sobre cronograma capilar e o porquê resolvi começar o meu. Bem, na verdade eu já tinha começado ano passado quando engravidei, porque tinha parado de fazer progressiva e queria recuperar o cabelo. Maaas em dezembro eu fui lá e cai na tentação da progressiva novamente. Gente, sabemos que a progressiva ela é uma maquiagem para os cabelos, quando você faz ta tudo lindo e maravilhoso e com o tempo seu cabelo vai ficando horroso, sem brilho, com bastante pontas duplas e bem danificado de modo que só fica bonito se você fizer a progressiva novamente! E isso acontece porque a progressiva cria uma camada impenetravel ao redor do fio que não permite que todos os nutrientes que nosso cabelo precisa penetrem, então todo tratamento que você resolve fazer é apenas superficial mas não trata seu cabelo profundamente. Por esse motivo eu resolvi (de novo rsrs) parar de fazer essa química no cabelo, principalmente pelos gastos, gastoo muitooo e o cabelo nunca está do jeito que eu quero, bonito, com brilho, aparência de saudável e não consigo usá-lo ao natural sem escova e chapinha pelos danos o que agrava mais ainda a situação. 
      Então o que é o cronograma capilar? O cronograma capilar nada mais é que uma agenda de tratamento para seu cabelo, com 3 tratamentos que o nosso cabelo precisa que são: hidratação, nutrição e reconstrução, vou falar um pouco de cada um deles para quem ainda não sabe ou tem dúvidas.

HIDRATAÇÃO: A hidratação, como o próprio nome já diz, repõe a água que os fios precisam, se o seu cabelo está sem brilho, armado, ressecado é de hidratação que ele precisa que pode ser feitas com mascáras que tenham na composição silicones, pantenol, vitaminas, extrato naturais de frutas, plantas são as mascaras mais comuns, encontradas em supermercados, farmácias, lojas de cosméticos.

NUTRIÇÃO: A nutrição fornece lipídeos aos cabelos, proporcionando a oleosidade necessária para os fios, ideal para cabelos que estão armados, desalinhados e sem maciez. A nutrição pode ser feita com mascáras nutritivas a base de óleos vegetais ou manteigas, por exemplo: karité, abacate, cupuaçu, ou ainda com óleos vegetais puros: óleo de coco, rícino, azeite extra virgem e outros. 

RECONSTRUÇÃO: Repõe as proteínas do cabelo, ideal para cabelos elásticos, porosos, quebradiços. As mascaras reconstrutoras são a base de queratina, trigo, colágeno, aminoácidos. Essa etapa deve ser feita pelo menos a cada 15 dias pois o excesso de reconstrução deixa seu cabelo duro e quebradiço devido ao excesso de queratina.
      
Como fazer o cronograma capilar?
       O cronograma é mensal, existe uma tabela do cronograma oficial que circula na internet, o ideal para quem está começando é seguir essa tabela, e a medida que for fazendo identificar do que seu cabelo mais precisa e focar nessa etapa respeitando o intervalo de 48 horas entre um tratamento e outro. O cronograma serve para qualquer tipo de cabelo e também para quem está em transição capilar, o ideal é que não utilize químicas enquanto faz o cronograma, e diminua o uso de secador, chapinha e baby liss para minimizar os danos, caso não queira parar com tudo basta diminuir a frequência para alcançar os resultados mais rápido.
Tabela oficial
Como eu disse eu já havia começado porém como fiz a progressiva novamente eu vou iniciar novamente e vou usar a tabela oficial e depois eu irei adaptar de acordo com o que meu cabelo mais precisar e volto para mostrar pra vocês! Vamos lá recuperar os cabelos juntas! Quem já faz me contem os seus resultados aqui nos comentários. Em breve farei um post sobre os produtos usados no cronograma, como fazer cada etapa e todo meu processo registrarei aqui pra vocês mensalmente! Beijos e até mais



      

Um comentário:

Sobre mim

Parceiros

Parceiros